quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Ansiedade!

É normal que as pessoas se sintam ansiosas em algumas situações. Algumas sentem um aperto na garganta antes de uma apresentação pública. Outras ficam ansiosas com antecipações negativas. Os sintomas variam de uma simples inquietude às fobias e ataques cardíacos. No entanto, a ansiedade não é uma emoção necessariamente negativa, tampouco disfuncional. Ela pode ser o trampolim para o sucesso. Ela permite que você transforme tarefas monótonas em estimulantes e serve como importante sinal de alerta que pode ajudá-la a concentrar-se na causa e racionalizá-la. A ansiedade sinaliza quando o trabalho, a família ou outro estímulo necessita de atenção. Ela se torna um problema quando interfere na sua vida.

DICA: Não gaste sua energia lutando contra a ansiedade, pois isto pode originar uma forma de escravidão mental. Pratique técnicas de relaxamento como a respiração abdominal e monitore suas reações fisiológicas e emocionais. Posicione-se confortavelmente. Inspire pelo nariz dilatando os músculos do abdômen e expire pelo nariz ou pela boca contraindo os músculos. Estabeleça uma respiração rítmica e profunda. Concentre a atenção em relaxar todos os músculos do corpo.As pessoas que aprendem a controlar seus pensamentos irracionais e negativos desenvolvem domínio sobre as situações que lhes causam ansiedade sem serem paralisadas por seus medos.

ISMA-BR - associação integrante da International Stress Management Association (ISMA), organização internacional de pesquisa, prevenção e tratamento do stress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário