terça-feira, 12 de junho de 2012

Depressão prolongada causa inflamações no corpo!!

Cientistas americanos poderão ter resolvido dúvida que permanecia na Psiquiatria: a relação entre inflamação no corpo e depressão major. A conclusão é que são os episódios depressivos que causam inflamação e não o contrário.

Um importante debate atual na especialidade médica de psiquiatria é se um transtorno depressivo major (uma forma grave de depressão e patológica) contribui para a inflamação no corpo ou se, ao invés, é promovido por ele. Um novo estudo parece ter resolvido esta história de "o que é que vem primeiro, o ovo ou a galinha?"

Existe um marcador de inflamação chamado PCR, obtido através de análise ao sangue, e verificou-se que são registados valores elevados de PCR aumentam após vários episódios depressivos, algo que não sucede no processo inverso, ou seja, não foram constatados níveis elevados de PCR antes da depressão.

Esta informação sugere que a depressão contribui para a inflamação no corpo. Isto sugere também a possibilidade de que o stress emocional de longa duração, que começa na infância e continua até à idade adulta, possa estar na base de processos inflamatórios que conduzem, na meia idade, ao aparecimento da doença cardiovascular e/ou da diabetes.

Estas foram as conclusões de uma pesquisa levada a cabo pelo Centro Médico da Universidade Duke, nos Estados Unidos, onde foi analisada uma grande amostra de adolescentes e jovens adultos.

Fonte: (http://www.psicologia.pt/noticias/ver_noticia.php?codigo=NO01509&area=d2)


Nenhum comentário:

Postar um comentário